sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Trauma Muscular

No dia 12/01, recebo em meu consultório, jogador de futebol (olaria), 30 anos, relatando ter sofrido um “tostão” (pulistinha) na região ântero-lateral  da coxa direita. Paciente me procurou, diratamente 12hs após o trauma, relatando febre (38,5°), quadro álgico intenso, claudicando, e padrão flexor de joelho (30°).
Imediatamente, sem ao menos encostá-lo, pedi para que o mesmo fosse a uma emergência e para que não realiza-se descarga de peso, o que me preocupava muito naquele momento era o edema intenso associado ao quadro de alta temperatura. Em minha avaliação precoce e rápida, suspeitei de uma lesão em artéria femoral profunda (circunflexa lateral, mesmo coma equimose se pronunciando no aspecto medial da coxa), e ainda suspeitei de uma miosite ou síndrome compartimental aguda.



No dia seguinte, o médico que ele procurou (Drº Renato) me ligou, para esclarecer que foi realizada uma ultra, onde no exame foi diagnosticada uma lesão grau II severa, sem rompimento de vasos, e devidamente medicado, a alta temperatura foi controlada. Agradeceu pelos cuidados tomados e pela minha conduta exercida. Não foi encontrada nenhuma alteração em seu hemograma ( 4 dias após).Resolvemos então não realizar exame de RNM imediatamente, esperamos 4 dias de tratamento na Fisioterapia e com muito sucesso o paciente evoluiu, após esse tempo, paciente não apresentava quadro álgico,   ( na palpação, no movimento e nem na marcha) e uma diminuição significativa do edema. Futuramente vou postar o tratamento realizado aqui no blog.

Resolvi postar este caso, porque é de enorme importância o conhecimento da anatomia venosa e arterial em nosso cotidiano. Não me arrependo de forma alguma de ter tomado os devidos cuidados com o meu cliente, mesmo não se confirmando meus possíveis diagnósticos inicias. Vale lembrar que nesse tratamento inicial de 4 dias foi realizada apenas a utilização do Laser, manobras de drenagem linfática e o uso do Spiral Taping, não sendo realizada nenhuma abordagem com calor. Futuramente vou postar o tratamento completo.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário