quarta-feira, 30 de março de 2011

TRAÇÃO LOMBAR

Ontem, dia 29/03/2011 tive uma experiência tão pouco curiosa dentro dos meus atendimentos na Physio Move Fisioterapia. No início deste mês, tive a oportunidade de ser procurado por um Sargento do Exército Brasileiro, 28 anos, da Brigada Paraquedista. Chegou ao meu consultório relatando estar afastado de suas atividades por cerca de 2 meses, decorrente a uma HÉRNIA DE DISCO LOMBAR, mais precisamente em em L4-L5, e que já teria realizado mais de 20 sessões de FISIOTERAPIA, não encontrando um resultado significativo.


Pois bem, avaliei meu paciente, tracei meus objetivos e dei procedimento ao meu tratamento, em 15 dias meu cliente relatou uma melhora significativa do seu quadro álgico, suas escala de intensidade de dor ao chegar em meu consultório mensurava em torno de 7 para 8, nesta fase do tratamento ele já classificava em 1 ou 2, e sempre reclamava de um "incomodo" na região.

De 15 dias para cá, fiz de tudo para deixar meu cliente "zerado" de dor, sem entrar em muitos detalhes usei técnicas como: mobilização neural, RPG, CORE, liberação miofascial, crochetagem etc. Não obtive ABSOLUTAMENTE NENHUM RESULTADO. Foi neste momento que resolvi usar a TRAÇÃO LOMBAR MANUAL, uma técnica que sempre tive um certo preconceito, mesmo sendo usada desde o tempo de Hipocrátis, não há evidências científicas sobre seu beneficio. Resolvi então realizar a técnica de maneira oscilatória, já que alguns estudos (mesmo contraditórios) apontam que a técnica realizada de forma continua pode evoluir para uma dor momentânea, decorrente do aumento do volume discal. Depois deste dia, meu paciente relata absolutamente uma escala de dor 0, o que me surpreendeu bastante e me deixou intrigado.
Vale lembrar que não estou aqui defendendo ou condenando a técnica, fico aberto a criticas, sugestões ou esclarecimentos sobre a técnica, pela qual a partir deste momento vou tentar me aprofundar ainda sobre seu beneficio, deixando claro que estou apenas postando o dia a dia do meu trabalho dentro do meu consultório e COM CERTEZA este acontecimento me fez pesquisar ainda mais sobre o assunto.

Obrigado a todos.





Um comentário:

  1. O trabalho "Effectiveness of lumbar traction with routine conservative treatment in acute herniated disc syndrome", randomizado, duplo-cego e placebo controlado, conclui pela inefetividade das trações lombares.

    ResponderExcluir